Pitty in London – Marco Zero

Ela cruzou o Atlântico pra mostrar ao vivo e com muitas cores uma de suas influências na música: Jimi Hendrix.

Pitty.

Pitty está em Londres muito bem acompanhada para as gravações de um documentário musical sobre os 40 anos de morte de Jimi Hendrix, dirigido por Pedro Paulo Carneiro, além de diversas matérias e programas de TV.

Agora, comecemos por Jimi Hendrix…

James Marshall Hendrix nasceu em Seattle no dia 27 de novembro de 1942 e é considerado por muitos como o maior guitarrista da história do rock, além de ser um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo.

O guitarrista  se tornou mundialmente conhecido por usar distorções e microfonia, sempre à procura de novos efeitos e sons na guitarra. Hendrix popularizou o uso do pedal wah-wah (foi Frank Zappa quem o apresentou a esse pedal, ainda recém criado, em 66, quando Hendrix tinha a banda Jimmy James and the Blue Flames e morava nos Estados Unidos.

Ainda em 66, já com a The Jimi Hendrix Experience e morando na Inglaterra lançou os singles “Purple Haze”, “The Wind Cries Mary” e “Hey Joe”, que chegaram ao TOP 10.

Em 67, lançou o álbum Are You Experienced? . Psicodelia, baladas e blues tradicional numa mistura que atraiu a atenção da mídia e de diversos músicos para o som e para os shows, onde agora, Hendrix destruia e incendiava literalmente sua guitarra, encerrando suas apresentações.

O canhoto que tocava uma guitarra para destros invertida se apresentou na Califórnia, no Monterey Pop Festival no ano de 67 com sua banda o Jimi Hendrix Experience (formado por Hendrix na guitarra e vocal, Noel Redding no baixo e vocais base, e Mitch Mitchell, na bateria, percussão e backing vocals). O concerto se tornou lendário e imortal através das lentes do cineasta D.A. Pennebaker, que registrou a destruição e incêndio da guitarra que Jimi tocava no documentário Monterey Pop.

A The Jimi Hendrix Experience ainda gravou dois álbuns:  Axis: Bold as Love, em 1967) e o álbum duplo Electric Ladyland, em 68.

Em 69, a banda se dissolveu depois de diversos problemas, incluindo uma prisão de Hendrix por destruir um quarto de hotel na Suécia e outra, no Canadá, por porte de heroína.

Em agosto do mesmo ano, Hendrix formou uma nova banda,  Gypsy Suns and Rainbows (formada por Hendrix na guitarra, Billy Cox no baixo, Mitch Mitchell na bateria, Larry Lee na guitarra base e Jerry Velez e Juma Sultan na bateria e percussão), para tocar em  Woodstock.

O show,  sem ensaio e  de performance desigual,  teve  uma versão instrumental e  improvisada do hino nacional norte-americano. Distorcido e com efeitos sonoros de bombas e metraladoras feitos por Hendrix em sua guitarra Strat branca, é lembrado até hoje, com uma das apresentações mais marcantes do guitarrista.

Perfeccionista, Hendrix deixou mais de 300 canções inéditas gravadas e uma nova maneira de se fazer rock’n roll, quando morreu aos 27 anos no apartamento do porão do numero 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill.

Hendrix morreu em 18 de setembro de 1970, afogado no próprio vômito depois de, supostamente, ingerir um coquetel de remédios pra dormir e vinho tinto.

===

A partir de hoje, você vai acompanhar em nossas redes sociais o que está acontecendo durante as gravações desse documentário musical dirigido por Pedro Paulo Carneiro, em Londres, com a Pitty.

Fotos e entrevistas exclusivas estão a caminho.  Portanto, ou lembre-se de voltar assine nosso feed ou volte aqui nos próximos dias. Você não vai se arrepender!

Mas, se você preferir, nós deixaremos muitas novidades aqui, aqui, aqui e aqui.

Ah! E pra quem tem Twitter, dê Follow em @pittyleone e acompanhe as impressões, fotos e histórias  do Velho Mundo com a Pitty!

Deixe um comentário